Image presentation

Venezuela, já ouviu falar?


Analisamos brevemente um tema recorrente nos noticiários

Olá eu sou Gabriel. Neste dia vamos esplainar brevemente e de maneira superficial sobre a atual recessão econômica que se passa na Venezuela, e com isso trazer uma possível reflexão a nossa rotina diária.

Atualmente é fácil se deparar com situações problemáticas e acabar não dando bola ao assunto, ou simplesmente deixando de lado o tema levantado, lidando como mais um fato do nosso mundo globalizado.

Nesta manhã após nos atentarmos a uma matéria sobre a desvalorização da moeda na Venezuela, percebemos ali uma divergência já comentada pelos noticiários, mas como dito ainda não estudada muito menos analisada por nós. Portanto reunimos aqui alguns dados e iremos apresentar de forma breve e de reflexão essa situação lamentável.

Bom, queira entender, o estado de recessão que tanto ouvimos nos noticiários é estratosférico, e depois de se analisar, se faz fácil entender porque as pessoas desse país estão morrendo de fome. Para trazermos os fatos de uma forma ainda mais simples vamos comparar o poder de aquisição na compra de um produto mais desejado, algo mais regular no mercado global econômico, como por exemplo um pacote de sabão. Sim sabão!

Uma pesquisa ao jornal El Nacional mostrou que a caixa antigamente custava em torno de 3 milhões de bolívares. Sendo que o salário mínimo no país girava por volta de 392.646 bolívares. Portanto aproximadamente seriam necessários 10 salários mínimos para se comprar uma caixa de sabão.

Porém é preciso entender que a Venezuela atribuiu uma nova moeda com a tentativa de melhoria, chamado de bolívar soberano, cujo reduziu 5 zeros do valor da antiga moeda. Mas a mudança não foi a salvadora da pátria, pelo contrario, gerou ainda mais revolta a população e aumentou o estado de caos e confusão vivida pelos venezuelanos.

O fato é realmente preocupante, e retomando o motivo de nossa matéria, assim como nós do Thizer buscaremos entender ainda mais o momento vivido por este país, busque dedicar um breve tempo a se atentar a situação, fica a dica!

E aí, o que achou? Esperamos que tenham gostado! Deixe sua opinião.

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/05/venezuela-ve-aumento-de-protestos-por-problemas-sociais.shtml

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/20/venezuela-tem-nova-moeda-com-cinco-zeros-a-menos-o-bolivar-soberano.ghtml

https://veja.abril.com.br/mundo/na-venezuela-carne-e-sabao-em-po-custam-oito-salarios-minimos/

https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2018/08/21/entenda-como-a-hiperinflacao-cria-o-super-dinar-e-o-bolivar-soberano.htm