Image presentation

PHP - Uma introdução para iniciantes


Uma introdução a linguagem PHP de programação

Olá eu sou Marco A. Braghim do Thizer e hoje vamos te mostrar uma introdução simples da linguagem PHP de programação de sistemas.

O PHP (Pre Hypertext Processor) é ainda hoje uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo, embora não entremos no mérito de discutir sobre se vale ou não a pena aprender PHP por conta de sua colocação no mercado e novas tecnologias que estão em alta no momento como muitos questionam, nós do Thizer gostamos muito dela.

Ela é muito confiável, a curva de aprendizado é média e com ela você pode construir qualquer tipo de software web. Desde simples sites até APIs, sockets e muito mais.

Hypertext?

Hipertexto é o nome que se dá a uma linguagem que além de servir para escrever um texto ela também escolhe como esse texto vai se apresentar visualmente. Estamos falando principalmente de HTML aqui.

Pre Hypertext Processor (PHP)

O trabalho do PHP é pré-processar o HTML (ou a linguagem de marcação escolhida como no caso do CmThizer que pode ser Markdown) para alterar, dependendo da situação, o resultado que será mostrado efetivamente na tela. O exemplo abaixo mostra o PHP alterando a data e hora mostrada na tela com a data atual a cada vez que a página for atualizada.

<!doctype html>
<html>
  <head>
    <title>Minha página HTML + PHP</title>
  </head>
  <body>
    <h1>Data e hora atual: <?php echo date('d/m/Y H:i:s'); ?></h1>
  </body>
</html>

Não importa o momento que você rodar o arquivo acima ele vai imprimir no navegador simplesmente algo como: Data e hora atual: 22/09/2018 16:19:32 dependendo é claro do dia e hora que você fizer isso.

Programação estruturada

Por padrão o PHP roda da mesma forma como nós lemos um artigo como este aqui. Ou seja, da esquerda para direita e de cima para baixo. Observe no exemplo abaixo que as coisas vão acontecendo linha por linha do topo até chegar no final do arquivo.

Ref: CmThizer index.php file

<?php
include_once './core/CmThizer.php';

try {
  $cms = new CmThizer();
  $cms->step1(); // alias to loadPlugins method

//  $cms->getPlugin('MenusPages')->setActive(false);

  $cms->step2(); // alias to dispatchConfigs
  $cms->run();

} catch (Throwable $e) {

  /**
   * With Throwable instance PHP 7 can handle
   * whatever type of exception or error
   */
  render_error_page($e, SHOW_ERRORS);
}

Programação Orientada a Objetos

Este é um conceito de programação de sistemas que co-relaciona programação e o mundo real como objetos tornando a estrutura do software um pouco mais próxima da vida real.

É um conceito um pouco difícil de explicar e talvez um pouco mais difícil ainda de entender por isso ficará para uma próxima oportunidade.

Instalar seu ambiente WEB

Existem diversas maneiras de instalar um ambiente PHP e isso depende de vários fatores a começar pelo sistema operacional. Uma forma muito simples e que tende atender a todos é o xampp


Gostou? Curte, comenta e compartilha. Até a próxima!